04 novembro 2007

padrões de normalidade?

de há uns tempos para cá venho tendo mais presente a diferença abismal entre culturas.. é um tema com pano p'a mangas, mas a mim tem-me interessado essencialmente perceber que somos formatados duma forma incrível. e isso fascina-me, li por aí num blog amigo coisas sobre 'padrões de normalidade', e isso para mim não existe na medida em que não o consigo definir, sim é aquilo que é habitual, mas o hábito empobrece-nos quando nos limitamos a ele...

sermos capazes de conhecer, reconhecer e identificar diferentes hábitos, adaptar-mo-nos a eles e adaptá-los à nossa vida enriquece-nos.. só pode ser saudável, afinal foi assim que se foram formando as diferentes culturas também, pela troca de hábitos e conhecimentos. a dificuldade está mesmo, então, na capacidade que temos para ignorar os juízos de uma sociedade quadrada e estagnada, e fazermos aquilo que nos apetece, porque experimentámos algures além fronteira e gostámos ou só porque nos parece que é o acertado. há espaço para tudo e as sociedades mais interessantes são as que têm a capacidade de abrir a mente e não julgar prematuramente, ou de todo, comportamentos 'não formatados'.

o rastilho para este post já andava cá dentro há um tempo, fazem-me confusão certos juízos, o catalisador foi aqui: beyourowndog

Sem comentários: